quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Ato de Hoje na porta da DG


Na manhã desta quarta-feira (05/09), cerca de 50 pessoas, entre alunos, servidores docentes e técnicos-administrativos do CPII, realizaram um protesto na porta da direção geral em São Cristóvão. O objetivo da manifestação era denunciar a falta de democracia da nova reitora/interventora pro tempore da instituição, que pretende fazer, em tempo mínimo, o novo estatuto da instituição.

Fúncionarios e estudantes protestam em frente à unidade São Cristóvão do Colégio Pedro II
Foto: Guilherme Pinto
 A reitora/interventora foi indicada dia 13 de agosto pelo MEC, que suspendeu as eleições que estavam previstas antes da greve, para elaborar o novo estatuto em até 180 dias, mas a magnífica reitora/interventora decidiu pela realização do mesmo em cinco dias, em encontros de 3 horas de duração, totalizando 15 hora. O mais novo recorde para confecção de um estatuto de que se tem notícia.
Com o protesto, a nossa expectativa é que a reitoria e o MEC aceitem negociar o prazo e que, de acordo com a lei 12677, de 25 de junho de 2012, o novo estatuto possa ser debatido com calma por toda a comunidade acadêmica, que tem até fevereiro de 2013 para isso.
Outro ponto importante é a composição do grupo que deverá fazer a elaboração desse estatuto. Queremos que toda a comunidade acadêmica tenha voz e voto nesse trabalho, através da participação de representantes escolhidos por seus pares e não indicados pela reitora, como aconteceu nesse GT que se instalou na segunda feira passada, sem os representantes dos servidores, alunos e pais, e é composto por cinco membros, todos eles indicados pela profª Vera Maria.
O protesto teve ainda a presença das polícias militar e federal, chamadas pela direção geral para terminar com o protesto e liberar a entrada do prédio da DG. Apesar de mais essa atitude antidemocrática, a qual poderia ter sido substituída por uma negociação direta entre a reitoria e os manifestantes, não houve maiores incidentes.
Ao final do protesto, uma comissão protocolou, mais uma vez, uma solicitação de audiência com a magnífica reitora/interventora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário