domingo, 2 de setembro de 2012

FÓRUM DELIBERATIVO DE ENTIDADES

Aconteceu nesta 6ª feira - 31/08 - a reunião do FÓRUM DELIBERATIVO DE ENTIDADES na sede do SINSCOPE em São Cristóvão. Estiveram presentes na reunião alunos, pais e professores, além das entidades repreentativas destes (SINSCOPE, ADCPII, Grêmios e Comissão de Pais).
Foi discutida nessa reunião a composição do Grupo de Trabalho (GT) proposto pela Reitora/Interventora para a discussão/elaboração do novo Estatuto do CPII. A Profª Vera Maria (Reitora/Interventora) apresentou uma composição com apenas 8 pessoas e respectivos suplentes, onde das 8 pessoas, 5 são indicadas por ela, sem nenhuma espécie de votação, como representantes dos vários segmentos da comunidade acadêmica. Inclusive indicando um representante do corpo docente e outro do segmento técnico administrativo, quando na verdade esses segmentos possuem suas entidades representativas, a quem caberia, mediante eleição, indicar seus representantes. Ess GT também não conta com nenhum representante dos pais, segmento importante e que deveria ser ouvido, principalmente por conta dos alunos menores dos Pedrinhos.
Nessa reunião, as entidades decidiram pela não participação nesse GT na forma em que ele se encontra proposto e também por conta do cronograma apresentado pela Reitora/Interventora que propõe que a discussão/elaboração se dê em apenas 10 dias. O Fórum reunido achou isso um descalabro, já que é o Estatuto, nossa lei maior, a qual deverá reger toda a vida escolar do CPII e isto não deve ser feito de qualquer jeito e apressadamente. Nosso colégio tem diversos aspectos que nos diferem dos outros IFes e, portanto, o processo de elaboração do estatuto deve ser feito de forma tranquila, sem pressa e de maneira que toda a comunidade acadêmica possa ser ouvida.
Na segunda feira, 03/09, às 13:30, será feito um ato na porta da DG com o intuito de comunicar, através de documento entregue em audiência com a Profª Vera Maria, a nossa posição de não participar desse GT, o qual não reconhecemos como representativo de nossa comunidade. Ao mesmo tempo, em Brasília, uma comissão entregará ao Sr Ministro da Educação um documento com o mesmo teor e denunciado a falta de democracia da Reitora/Interventora em todo o processo.
Outros documentos serão confeccionados para denunciar esses fatos ao CONIF e também à outras entidades do Movimento Sindical e da Sociedade Civil.
Sobre o Calendário de Reposição das aulas começou-se a discutir alguns princípios para sua confecção e, por conta do adiantado da hora, foi deixado para as entidades, em suas assembleias, façam a discussão desses princípios e encaminhem para serem debatidas por este Fórum que se reunirá novamente no próximo dia 06/09 às 18 horas na sede do SINDSCOPE, na UESC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário