domingo, 19 de agosto de 2012

Negociação: Como está a situação dos docentes

Boletim da Greve Nº 12- 17/08/2012
Após a análise das duas propostas apresentadas pelo governo para a categoria docente (as quais foram rejeitadas pelas assembleias de base), durante a 111ª Plena do Sinasefe foi deliberado que deveríamos consultar as bases sobre a possibilidade de apresentar ou não uma contraproposta. De acordo com decisão desta mesma Plena, foi encaminhado que esta contraproposta, caso fosse esse o encaminhamento das bases, seria elaborada na plenária seguinte.
Deste modo, durante a 112ª Plena a contraproposta do Sinasefe foi construída tomando por base as propostas trazidas das assembleias locais. Neste mesmo fórum deliberativo determinou-se que, como parte de nossa estratégia, a proposta somente seria divulgada após a reabertura da mesa pelo governo.
Posteriormente a essas deliberações, durante todas as mesas dos técnicos e encontros que a comissão de negociação teve com o governo, sempre se relembrou a questão docente, sinalizando para a existência de uma contraproposta, construída pelas bases, com o intuito de apresentá-la logo que a Mesa de Negociação Docente fosse reaberta.
Durante todas essas conversas, o governo sempre se manteve intransigente em relação à reabertura da mesa. No entanto, na última Mesa de Negociação dos Técnicos, foi solicitado à nossa entidade que apresente nossa contraproposta por escrito, para que esta seja protocolada, analisada pelo governo e, logo após, seja emitida uma resposta por escrito quanto a ela. Em relação a isso, foi acenado pelo governo a possibilidade de efetuar um aditamento ao acordo assinado com o Proifes, a partir da nossa contraproposta.
Este Comando Nacional de Greve tem total convicção de que é a base quem deve traçar os rumos do movimento. Nesse sentido, tendo em vista a não reabertura da Mesa de negociação docente (definida como condição para apresentação da contraproposta ao governo), solicitamos às seções sindicais que promovam o debate em assembleias acerca da decisão de protocolar ou não o documento contendo nossas deliberações de Plena sobre a carreira docente. Essas considerações devem ser trazidas para a 113ª Plena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário